terça-feira, 27 de março de 2012


Porto Alegre é o meu lugar!

Porto Alegre é o meu lugar!


Geminiana nata, tenho braços abertos às descobertas e o coração cheio de sonhos! Analisando estes sonhos, resolvi elencá-los no intuito de aos poucos realizá-los. Foi então que me dei conta do privilégio de viver em Porto Alegre!
Sonhei conhecer o frio dos Alpes Suíços e minha cidade me brindou com um charmoso inverno! Sonhei em visitar as grifes famosas da 5ª Avenida em Nova York e cheguei ao glamour do Moinhos de Vento; sonhei em estar no coração de todas as tribos, Londres, com suas diversidades e curiosidades, e lembrei que Porto Alegre já sediou o Forum Social Mundial e o Forum Social Temático, onde tive plenamente essa oportunidade, sonhei um dia pedalar pelo Wiener Prater na Austria, mas com a Redenção logo ali, farta de belezas naturais e entretenimentos, achei aqui novamente o meu lugar! Sonhei com o tão falado por-do-sol do Grand Canyon e me deparo diariamente com o mais belo de todos, às margens do Guaíba; sonhei em conhecer o famoso calor da Líbia, e o verão daqui me apresenta um sol radiante; sonhei com shows de grandes artistas mundo afora e eles vieram até mim, fazendo de minha cidade uma grande rota musical de todas as preferências!  Sonhei com o carnaval do Rio de Janeiro e em fevereiro o Porto Seco se abre para nos receber em sua folia; sonhei em participar do Festival de Parintins, mas o 20 de Setembro me traz um desfile temático incrível com nossa cultura local; sonhei com o famoso Mercado Publico de Florianópolis e encontrei no nosso Mercado um lugar pra fazer compras, curtir um happy hour ou comer um bom sushi comparável aos melhores restaurantes do Japão; sonhei até com os grandes centros de negócios de São Paulo, mas andando pela Nilo e pela Carlos Gomes me deparei com a grandeza dos predios onde acontecem business de todos os seguimentos!
Porto Alegre tem ainda o Iberê Camargo, a praça da Encol, o Café da Oca, o Brique da Redenção, o Ocidente, a esquina democrática, o acampamento Farroupilha, o Palácio Piratini, o Teatro São Pedro, a Catedral Metropolitana, o mate no Gasômetro, o passeio de Cisne Branco e tantas delicias mais que eu nem precisei sonhar pra desfrutar!
Tenho em mim ainda todos os sonhos, um dia hei de realizá-los, mas quando penso que minha cidade tem tudo o que o mundo pode oferecer de melhor, entendo porque PORTO ALEGRE É O MEU LUGAR!



OBS: essa crônica eu fiz para participar de um concurso literário na semana do aniver de POA, mas como não enviei à tempo não estou participando do concurso... sniff!!!

2 comentários:

  1. O nome PORTO ALEGRE por si já justifica tudo o que você descreve de bacana em sua cidade! Parabéns, são poucos que conseguem enxergar com bom olhos as terras onde estão fincadas as próprias raízes!

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou participando do concurso, mas lendo esta sua crônica entendi que devo me conformar pois minha chance é pequena! Lindíssimo o que você escreveu! Você colocou muito sentimento nas palavras, demonstrando grande amor pela nossa cidade (eu também sou completamente apaixonada por ela). Parabéns e boa sorte! Sara.

    ResponderExcluir