quarta-feira, 22 de junho de 2011


Qual é a sua essência?

To há dias sem escrever pq ando correndo de mais... mas ontem aconteceu uma q merecia um post...

Não sou daquelas pessoas q acordam com o melhor humor. Mas tb não mordo e logo q tomo meu café já to de boa! Minha manhã começa cedo, acordo e arrumo o Be pra ir pra aula, a van o pega as 7h. Depois disso tenho q me arrumar, arrumar o Bento, estender as camas, abrir as janelas, pegar bolsa, mochila e descer com ele em geral chorando pq não quer ir pra escolinha.

Aí desço o morro voando (quase sempre to atrasada! heheh) pego minha amiga Marina e rumamos ao trabalho. Veja bem, eu moro na Zona Sul e trabalho na Zona Norte, atravesso a cidade todo o dia num transito caótico, com ruas esburacadas que destroem minha suspensão, pardal na Castelo Branco, radar móvel na Borges e um carro da EPTC a cada esquina, prontinhos pra canetear ao menor sinal de irregularidade...  e eu nem reclamo, pq podia ser pior, eu podia estar num ônibus lotado de pé! Mas já começo o dia agitada, qdo chego na empresa já to a mil!

Eis que ontem, depois da chuva q alagou a cidade (sim, choveu algumas horas e tudo virou um caos, sinaleiras q não funcionavam, ruas alagadas e ainda pensamos em ter uma Copa do Mundo aqui...#vergonhaalheia) mas então, qdo eu entrei na Voluntários, em direção ao DC Navegantes, a água batia na porta dos carros! Sou metida pra me enfiar em aguaceira assim, dirijo desde mto cedo, é difícil me apertar nessas situações, mas qdo vi carros grandes, tentando passar a parando no meio, arrepiei o cabelo e resolvi não entrar, dar a volta.
Nesse momento, desce do carro da EPTC uma “azulzinha” cheia de marra, chega perto da minha janela e me bota a boca! Começa a me xingar dizendo: ou tu segue ou tu volta, assim não dá! Vamos, dá ré, dá ré, as pessoas tem mais o q fazer!!
E assim ela vai, no auge da sua grossura, na frente dos demais carros q ali esperavam pra entrar ou dar a volta.

Me senti humilhada, me senti uma idiota! Porque é q eu, q em geral sou sempre tão educada e gentil com as pessoas, tive q ser destratada no inicio do dia por alguém q eu mesma pago pra trabalhar? E porque é que essa pessoa não fez melhor o seu próprio trabalho, ficando com o carro lá na ponta da rua, evitando q outros carros entrasse ali, ao invés de ir pro meio do problema descontar seu mau humor e sua arrogância nos outros??

Aí fiquei pensando, porque é que o ser humano tem essa incontrolável vontade de se sobressair, de mostrar quem tem o poder (mesmo qdo não tem), de querer provar o tempo todo quem é melhor, quem é “autoridade”, quem pode mais?
É assim com alguns policiais, com alguns seguranças de boate, com alguns (muitos, quase todos) políticos, com algumas chefias e até com o dono da carroça q desconta no cavalo q o carrega sua frustração por estar ali.

Qual é a desculpa pra se ser grosseiro ou tratar alguém mal? Eu sou melhor do q vc? Eu tive um dia difícil?

Puxa, será q as pessoas não entendem q educação, generosidade, humildade não são sinônimos de inferioridade???

A minha manhã tb não é fácil, o dia de milhares de pessoas não é... cada um sentando ao lado no banco do ônibus, ou dirigindo o carro ao lado na sinaleira, pode estar vivendo um drama pessoal! Pode ter perdido o emprego, pode estar doente, pode ter sido assaltado, enfim, problemas acontecem todos os dias com todas as pessoas! E se cada um sair por aí descontando nos demais, ou se cada um por se achar melhor q o outro pq usa uma farda, um terno ou um uniforme, voltaremos ao tempo dos bárbaros onde um olhar atravessado era o suficiente pra decapitarem uma cabeça!


Acorda SER-HUMANO! Pare com essa coisa de dia do orgulho isso, dia do orgulho aquilo!!! Ajam como seres racionais, respeitem ao próximo e aí sim, façam o dia do “Orgulho Humano”! A nossa essência ainda é a racionalidade, temos o dom de poder pensar antes de agir, pq é então q agimos com boçalidade, pq é q deixamos nossa vaidade e soberba nos darem as ordens de ação?!?!

Siga a sua melhor essência, trate os outros como gostaria de ser tratado e com certeza sua manhã, sua tarde e sua noite serão bem menos pesadas. Ao invés de oferecer uma “patada”, ofereça ajuda!


Existe um pequeno conto que diz:

Alguém viu qdo um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas qdo o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. Tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém q estava observando se aproximou do e lhe disse:
- Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende q todas às vezes q tentar tirá-lo da água irá picá-lo?
E ouviu a seguinte resposta:
- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, q é ajudar.

#thinckaboutit


5 comentários:

  1. Minha mãe do céu! Falou tudo, mais uma vez! Bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

    ResponderExcluir
  2. P.S.: esqueci de dizer que ÓBVIO q eu liguei pra EPTC e reclamei da maneira como fui tratada e pedi a eles q preparassem melhor quem os representa nas ruas!

    ResponderExcluir
  3. Mto legal mesmo.. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Tatiane Moscon Ferreira22 de junho de 2011 às 18:57

    É isso aí Rô!!!!

    ResponderExcluir