segunda-feira, 16 de maio de 2011


T.ô P.iradona M.esmo


"A TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher. É uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.

A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.

O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.

Os sintomas mais comuns incluem:
DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS."







3 comentários:

  1. Eu tenho TODOS os sintomas da TPM... Sofro muito todos os meses...

    ResponderExcluir
  2. Ai guria e eu entao!! Fico triste, fico com raiva, tenho dor, choro.. aaaa!

    ResponderExcluir
  3. TPM? É a autorização legal para que as mulheres:
    Briguem e não sejam taxadas como chatas; gritem sem o carimbo da histeria; devorem uma barra de chocolate e durmam sem culpa;chorem na propaganda do Big; riam em filme de terror;cobrem seus homens;falem mal do que não presta; fiquem mudas e etc.
    No fim...adoro!
    bjos manys.

    ResponderExcluir